Uma operação realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC) em parceria com o Procon de Santa Catarina, autuou seis pessoas por exercerem ilegalmente a profissão de corretor de imóveis. A ação aconteceu nesta terça-feira (14), em uma construtora de Blumenau.
As autuações aconteceram após denúncias de que pessoas sem registro profissional estariam vendendo imóveis no local. Os fiscais confirmaram a irregularidade e notificaram os responsáveis.
De acordo com o CRECI-SC, quem trabalha vendendo imóveis precisa ter registro profissional. Isso garante que o consumidor receba orientações corretas, documentação adequada e segurança na negociação.
A operação também verificou se os imóveis estavam sendo oferecidos com as informações corretas e se os empreendimentos eram regulares.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Desde 2022, o CRECI-SC já fez mais de 5 mil autuações contra falsos corretores no estado. Mesmo assim, muitos continuam atuando, já que essa prática hoje é considerada apenas uma contravenção penal, ou seja, tem punições leves.
Marcelo Brognoli, Presidente do CRECI-SC, afirma que o Conselho defende a aprovação de uma nova lei, que transforme essa prática em crime, com punições mais severas.
A diretora do Procon Estadual, Michele Alves, também alerta para o risco que os consumidores correm ao negociar com pessoas não habilitadas.
A fiscalização em Blumenau faz parte de um acordo firmado entre o PROCON e o CRECI para intensificar o combate a golpes imobiliários em todo o estado.
Blumenau lança BluLibras, serviço 24h e gratuito de tradução em Libras nos atendimentos públicos
Operação Jogo Justo identifica irregularidades em 660 comércios de SC
Mín. 16° Máx. 28°