
Nos últimos meses, Gaspar, no Vale do Itajaí, tem observado uma diminuição significativa no número de famílias participantes do Programa Bolsa Família. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o total de beneficiários passou de 1.478 em dezembro de 2024 para 1.273 em setembro de 2025, uma retração de 13,87%.
Esse cenário está diretamente ligado a uma série de ações implementadas pelo município. Desde junho, uma força-tarefa formada por profissionais de diversas áreas realiza um trabalho de busca ativa em diferentes regiões da cidade. O objetivo é garantir a atualização dos cadastros, melhorar a qualidade do atendimento e assegurar que os benefícios cheguem às famílias que realmente se enquadram nos critérios do programa. Mais de 100 visitas e abordagens já foram feitas, a partir de um mapeamento que também identifica moradores com perfil para inserção no mercado de trabalho.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A redução no número de beneficiários foi registrada em praticamente todos os bairros, com destaque para Belchior Baixo, que apresentou queda de 50%, seguido de Belchior Central (33,33%), Arraial D’Ouro (30,43%) e Poço Grande (28,57%). Em bairros mais populosos, como Margem Esquerda, Santa Terezinha e Bela Vista, a redução variou entre 15% e 16%.
Um dos fatores que contribuem para esse novo panorama é o aquecimento do mercado de trabalho local. Somente neste ano, aproximadamente 2 mil novas empresas foram abertas em Gaspar, entre microempreendedores individuais (MEIs) e negócios de diversos portes. O bom desempenho na geração de empregos colocou a cidade na quinta colocação no ranking estadual de municípios que mais criaram vagas em 2025.
Oktoberfest Blumenau reúne mais de 40 mil pessoas nos dois primeiros dias da festa
Galegão reabre as portas e volta a integrar a Oktoberfest Blumenau após mais de duas décadas
Oktoberfest Blumenau 2025: Ingressos, valores e quem tem direito à meia-entrada
Mín. 21° Máx. 31°