Nesta quinta-feira (2), o Procon de Blumenau deu início a uma operação de fiscalização voltada para a venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais da cidade, com foco especial em supermercados. A iniciativa também possui caráter orientativo e responde aos recentes casos de intoxicação provocados por bebidas adulteradas com metanol, registrados no Brasil.
A fiscalização continuou nesta sexta-feira (3), abrangendo desta vez os comércios de conveniência da cidade. Em alinhamento com as orientações da Secretaria Nacional do Consumidor e do Procon de Santa Catarina, o órgão municipal também produziu uma nota técnica com diretrizes voltadas à orientação, prevenção e fiscalização de condutas que possam representar riscos à saúde e à segurança dos consumidores.
Entre outras orientações, a nota estabelece recomendações direcionadas a todos os estabelecimentos varejistas, atacadistas, distribuidores, bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, mercados, organizadores de eventos, plataformas de comércio eletrônico e também aos consumidores.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Vale ressaltar que o metanol é um álcool químico tóxico, incolor, volátil e inflamável, usado como matéria-prima na indústria química para produzir solventes, adesivos, pisos e para a fabricação de biodiesel. Ele é altamente perigoso para o consumo humano, pois pode causar cegueira irreversível, danos ao fígado e cérebro, coma e morte. O metanol não deve ser confundido com o etanol (álcool comum), que é a substância presente em bebidas alcoólicas.
O Procon de Blumenau reforça que denúncias podem ser feitas no órgão de defesa pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp do Consumidor pelo número (47) 3381-7151. A nota técnica 001/2025 está disponível para download em formato PDF no site do Procon.
Ex-prefeito Napoleão Bernardes será ouvido pela CPI do Esgoto nesta sexta-feira
PRF apreende mais de uma tonelada de maconha em carro clonado na BR-101 em Itajaí
Homem morre em confronto com a PM em Blumenau; drogas e revólver foram apreendidos
Mín. 18° Máx. 21°