Um terreno de 12 mil m² às margens da Via Expressa, no bairro Fortaleza, em Blumenau, segue sem destinação definida após a devolução feita pelo Governo do Estado de Santa Catarina à Prefeitura. A área havia sido doada para a construção de um complexo da Polícia Civil (PCSC), mas o projeto parece ter sido cancelado.
Procurada pela reportagem, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil limitou-se a informar que “há tempos houve uma tratativa com o município sobre o uso do terreno, mas que não houve avanço".
A devolução do terreno gerou repercussão política. Em abril de 2023, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou uma moção de repúdio, proposta pelo vereador Almir Vieira (Progressistas), direcionada ao Governo do Estado. No texto, a Casa Legislativa lamentou a decisão estadual, destacando que a doação da área havia sido autorizada pela Câmara e sancionada pelo Executivo com a expectativa de que ali fosse erguido um grande complexo reunindo diversas estruturas da Polícia Civil.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Além disso, a moção lembra que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina chegou a incluir uma emenda de R$ 9 milhões no orçamento estadual para a viabilização da obra.
"A desistência da construção da delegacia mostra a falta de compromisso do Governo Estadual com o Município de Blumenau e região, por isso nos posicionamos contra esta atitude", diz o documento aprovado pelos vereadores.
Neste ano, o debate sobre a utilização de terrenos públicos no bairro Fortaleza voltou ao plenário da Câmara. O vereador Professor Gilson (União) apresentou um requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre a possibilidade de destinar esse espaço para a construção da Policlínica Regional.
Justiça dá 180 dias para governo de SC apresentar estudos sobre volta das câmeras corporais na PM
Câmera de segurança registra acidente que matou mulher em Blumenau
Mín. 18° Máx. 23°