Santa Catarina registrou a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas com 15 anos ou mais, segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua – Educação 2024), divulgados pelo IBGE. O estado obteve um índice de 1,9%, ficando atrás apenas do Distrito Federal, que apresentou 1,8%. A média nacional foi de 5,3%.
A taxa de analfabetismo considera a proporção de pessoas que ainda não dominam habilidades básicas de leitura e escrita. Em 2022, Santa Catarina aparecia na terceira colocação, com 2,2%, empatado com São Paulo. Dois anos depois, avançou para a segunda posição, superando estados como Rio de Janeiro e São Paulo.
No cenário regional, a Região Sul apresenta a menor taxa de analfabetismo do país, com média de 2,7%. Santa Catarina lidera esse recorte, seguida por Rio Grande do Sul (2,4%) e Paraná (3,5%). A Região Sudeste vem logo atrás, com 2,8%, com destaque para o Rio de Janeiro, que tem índice de 2,0%.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Santa Catarina também obteve resultados expressivos no mercado de trabalho. O estado registrou, no segundo trimestre de 2025, a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. O índice ficou em 2,2%, menos da metade da média nacional, que foi de 5,8%. Em comparação com o mesmo período de 2022, houve uma queda de 40,5% no número de desempregados no estado.
Pedestres enfrentam dificuldades com ponte danificada no Salto Weissbach, em Blumenau
Homem é preso após descumprir medida protetiva contra a própria mãe em Blumenau
FURB assina contrato com organização social para gestão do Hospital Universitário
Mín. 16° Máx. 23°