
Clínicas veterinárias móveis interessadas em atuar com castrações de cães e gatos em Balneário Camboriú já podem se credenciar para prestar o serviço. A Chamada Pública foi aberta nesta terça-feira (23) e prevê até mil castrações gratuitas, voltadas especialmente para pets de famílias de baixa renda e de protetores independentes que atuam na causa animal.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site BNC Compras até as 9h do dia 29 de setembro, quando será aberta a sessão eletrônica. Podem participar empresas e entidades especializadas no serviço descrito no edital. O documento com todos os detalhes está disponível no site da Prefeitura de Balneário Camboriú, na aba Licitações.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A castração itinerante está prevista no Programa Castra Pet, lançado neste mês para o controle populacional de animais de estimação. Em vez das castrações ocorrerem em clínicas veterinárias, como em anos anteriores, o serviço será prestado sob a forma de campanha itinerante, em locais e datas definidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam).
No total, serão mil castrações de cães e gatos com até 30 kg. Cada procedimento incluirá consulta e/ou avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório por cinco dias), fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro em prontuário clínico e atendimento pós-operatório (se for necessário). O investimento do Município é R$ 270.806. Parte desse recurso (R$ 96 mil) foi arrecadada durante a Festa dos Amigos deste ano e repassada para o Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
Tutores também podem cadastrar seus pets para a castração gratuita. O cadastramento deve ser feito clicando aqui ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. Os casos não prioritários serão avaliados, com entrevista dos tutores. O cadastramento foi lançado na Cãominhada, em 12 de julho, quando 30 animais foram inscritos para castração.
Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
Mín. 21° Máx. 31°