A primavera começou oficialmente nesta segunda-feira (22), às 15h19, e segue até 21 de dezembro. Na prática, o período conhecido como “primavera climática” se estende por setembro, outubro e novembro.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
De acordo com os meteorologistas do AlertaBlu, da Defesa Civil de Blumenau, o trimestre climático será marcado pelo aumento gradual do volume de chuvas em comparação ao inverno, mas dentro da normalidade para a estação.
“A chuva que antes ocorria devido à passagem de sistemas meteorológicos no inverno, agora passa a ocorrer também devido à combinação do calor com a alta umidade, aumentando o risco para temporais isolados”, afirma o AlertaBlu. A previsão é de alternância entre dias de sol e calor com pancadas no fim das tardes, além de períodos nublados e de chuva fraca isolada devido à circulação marítima.
Volume médio de chuva
Prognóstico para SC
O 232º Fórum Climático Catarinense apontou que, em setembro, as chuvas devem ficar próximas da média climatológica. Em outubro e novembro, o resfriamento do Oceano Pacífico deve reduzir as precipitações, principalmente no Oeste do estado.
El Niño e La Niña seguem inativos nos próximos meses, já que não atingem parâmetros para configuração. As temperaturas devem se manter próximas da normalidade, com tardes mais quentes em comparação ao inverno e manhãs ainda amenas. Não estão descartados episódios de frio fora de época e dias de calor acima da média em períodos mais secos.

Prevenção e riscos
Com a chegada da primavera, a Defesa Civil reforça a importância de atenção e prevenção, principalmente para quem vive em áreas vulneráveis a deslizamentos e alagamentos.
O secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olimpio Menestrina, reforça que pequenas ações do dia a dia ajudam a reduzir riscos.
“Acompanhar os avisos e alertas da Defesa Civil, não jogar lixo em bueiros, manter calhas limpas e nunca promover cortes em taludes sem acompanhamento técnico são medidas que fazem diferença”, afirma.
Canais de emergência
Em situações de risco, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Também é possível acompanhar alertas pelo site oficial da Prefeitura, aplicativo AlertaBlu e mensagens enviadas por SMS.
Para receber os avisos por celular, basta enviar o CEP para o número 40199. Já o sistema Defesa Civil Alerta envia notificações automaticamente para quem estiver na área de risco em que o aviso foi emitido.