
Um vazamento de efluentes ocorrido nesta semana em uma estação elevatória no bairro São Leopoldo, em Brusque, no Vale do Itajaí, levou à aplicação da maior multa da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema): R$ 2,9 milhões. O incidente, causado por uma pane elétrica, resultou no lançamento de resíduos in natura de tinturarias em córregos da região.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo mostrando o vazamento, o que aumentou a pressão da população por providências. Durante a fiscalização, a Fundema constatou que parte do efluente atingiu os ribeirões, mesmo após a interrupção do bombeamento e início dos reparos pela empresa.
Além da multa, a companhia terá que apresentar um plano de contingência detalhado, com medidas para evitar novos sinistros e garantir que resíduos não voltem a ser lançados nos cursos d’água. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) também acompanhou a vistoria e o cumprimento das exigências.
Segundo Cristiano Olinger, superintendente da Fundema, a fiscalização continuará monitorando o caso para assegurar que as ações corretivas sejam efetivas e que o impacto ambiental seja minimizado.
Padre Júlio Lancellotti cancela vinda a Blumenau: “Não vamos desistir do caminho do amor”
Mín. 21° Máx. 31°