
A Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) segue acompanhando os desdobramentos do projeto da Policlínica Regional, considerada uma obra estratégica para ampliar o acesso à saúde pública na região. Segundo a assessoria de comunicação, a entidade reafirmou o interesse dos municípios no projeto, mas destacou que a definição sobre a sede da unidade depende diretamente de uma estimativa clara dos custos de manutenção e operação.
Segundo a Amve, uma das maiores preocupações neste momento é garantir a sustentabilidade financeira da futura estrutura. Para isso, a associação está buscando mais informações junto aos órgãos responsáveis, com o objetivo de formar uma estimativa de gastos que envolvem tanto a manutenção do espaço quanto a folha de pagamento da equipe que irá atuar na unidade.
"Há sim municípios interessados, mas antes de tomar decisão segura é necessário analisar as fontes de financiamento e garantir a sustentabilidade financeira", informou a assessoria.
Em nota divulgada em agosto ao AJ Notícias, a Amve já havia manifestado apoio à construção da Policlínica, mas apontou a necessidade de maior transparência na definição das responsabilidades financeiras entre os entes envolvidos. A ausência de valores estimados, segundo a entidade, compromete o planejamento e o engajamento dos municípios no projeto.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A cidade de Indaial se candidatou para receber a Policlínica Regional. O prefeito Silvio Cézar (PL) afirmou que já fez contatos com o governador Jorginho Mello (PL), o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi e a deputada federal Ana Paula Lima (PT) para reforçar o pleito.
“Pleitear para que este equipamento fique na região, que fique em Indaial, ele é extremamente relevante para o serviço de saúde. Eu sei da importância e da necessidade do equipamento ficar aqui na nossa região. Importante que você facilita o transporte dos pacientes para fazer os exames”, disse.
O terreno oferecido por Indaial está localizado na Rua Itu, no bairro Benedito, segundo o prefeito o local tem 12 mil metros quadrados. Os vereadores de Gaspar, também manifestaram interesse que a unidade seja construída na cidade.
Blumenau havia sido contemplada para receber a estrutura, projeto do Governo Federal que prevê investimento de R$ 30 milhões para construção da unidade de saúde, porém, os terrenos oferecidos pela prefeitura não atenderam aos critérios técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde. O prefeito Edigio Ferrari (PL) também manifestou preocupação com os custos de manutenção, estimados em R$ 2 milhões por mês.
A Policlínica Regional atenderia 14 municípios do Vale Europeu, beneficiando cerca de 800 mil pessoas.
Padre Júlio Lancellotti cancela vinda a Blumenau: “Não vamos desistir do caminho do amor”
Mín. 21° Máx. 31°