
O sonho de um grupo de bailarinos de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, está prestes a ultrapassar fronteiras. O Ballet AECLA embarca nesta quarta-feira (10) para o México, onde será o representante do Brasil no Festival Internacional Hidalgo México. Durante 12 dias, o grupo participará de uma mostra itinerante de dança, passando por várias cidades e apresentando um repertório que celebra a diversidade cultural brasileira.
A oportunidade surgiu em 2024, no Festival de Dança de Joinville, quando o delegado da AIFL no Brasil, Rudimar Nascimento, assistiu à apresentação do Ballet AECLA e, impressionado com a performance, convidou o grupo para o evento internacional.
Desde então, os integrantes intensificaram os ensaios e se dedicaram à criação de um espetáculo que reúne diferentes expressões da cultura nacional. O público mexicano poderá conhecer tradições como o Boi de Mamão, de Santa Catarina, o Carimbó, do Pará, a Dança de Coco, do Nordeste, a Ciranda e um mix de Samba e Forró.
Entre as bailarinas, está Ágatha Vitória Veber Ferreira, de 15 anos, uma das mais novas do grupo. Apesar da idade, ela já demonstra maturidade diante da responsabilidade.
“Representar o Brasil em um festival internacional é um sentimento único, de muito orgulho e responsabilidade. É levar a nossa cultura, arte e raízes para o mundo, mostrando toda riqueza e diversidade que temos. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de aprendizado e troca com outras culturas, o que nos motiva ainda mais”, detalha.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Para Giovana Hostert, diretora artística e responsável pelo grupo, a oportunidade representa um marco que ultrapassa o palco da apresentação.
“Minha expectativa é imensa e cheia de gratidão. É uma realização poder compartilhar essa experiência, que vai além do palco, e traz crescimento, aprendizado e emoção. Sinto-me realizada em poder oportunizar a esse grupo um momento tão único, que certamente marcará nossas vidas”, afirma.
Segundo Ágatha, o processo de preparação fortaleceu o Ballet AECLA, que chega unido ao festival.
“Desde o início da preparação, percebemos que não era apenas sobre dançar, mas sobre caminhar juntos em uma mesma direção. Cada ensaio aproximava ainda mais o grupo, fortalecendo laços de amizade, parceria e confiança. Enfrentamos desafios, superamos o cansaço e aprendemos a valorizar as qualidades uns dos outros”, conta.
A delegação que viaja ao México será formada por 20 pessoas, sendo 16 bailarinas, um bailarino, a diretora Giovana Hostert, o delegado da AIFL Brasil, Rudimar Nascimento, e Letícia Magali Erbs, representante da Prefeitura de Luiz Alves.










Mín. 18° Máx. 29°