18°C 29°C
Blumenau, SC

Câmara mantém vetos do prefeito a projetos voltados à população LGBTQIAPN+ em Blumenau

Com a manutenção dos vetos pela maioria dos vereadores, as propostas foram rejeitadas e arquivadas, encerrando sua tramitação na Câmara Municipal.

04/09/2025 às 19h52 Atualizada em 05/09/2025 às 10h45
Por: Franciele Back
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Blumenau
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Blumenau

Na sessão realizada nesta quinta-feira (4), os vereadores de Blumenau mantiveram dois vetos do prefeito a projetos de lei voltados à promoção de direitos e reconhecimento da população LGBTQIAPN+ no município. A autoria das propostas é do vereador Jean Volpato (PT), sendo uma das propostas subscrita também pelo vereador Brunho Cunha (Cidadania).

O primeiro projeto vetado (PL 9190/2025) previa a criação da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Violência contra a População LGBTQIAPN+, com o objetivo de promover ações educativas, debates e campanhas de sensibilização sobre os direitos dessa comunidade e o enfrentamento à violência e à discriminação.

✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp

Já o segundo projeto (PL 9212/2025) tratava da garantia do uso do nome social e do reconhecimento da identidade de gênero por pessoas transgênero e travestis no âmbito da administração pública municipal, assegurando o direito de serem tratadas de acordo com sua identidade de gênero em documentos e atendimentos públicos.

Com a manutenção dos vetos pela maioria dos vereadores, as propostas foram rejeitadas e arquivadas, encerrando sua tramitação na Câmara Municipal.

Leia mais notícias de Blumenau e região

“Não fui contaminado pelo vírus do Poder”: relembre a trajetória do ex-prefeito de Blumenau, Victor Sasse

Grávida é agredida após negar cigarro a morador em situação de rua no Centro de Blumenau; entenda

Blumenau registra dois acidentes com ciclistas em menos de 24 horas; ambos foram encaminhados ao hospital

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários