O último final de semana de agosto será marcado por uma programação cultural para todos os públicos no Vale do Itajaí e no Litoral Norte de Santa Catarina.
O destaque para sábado (30) e domingo (31) é o início das comemorações dos 175 anos de Blumenau, que serão oficialmente celebrados na próxima terça-feira (2). Antecipando as comemorações, a cidade terá eventos culturais, esportivos e de lazer para toda a família. Confira a agenda:
De 29 a 31 de agosto, o Ginásio do Galegão recebe o Festival Catarinense de Danças. As atividades incluem dança contemporânea, jazz e danças urbanas, além de uma roda de conversa com os coreógrafos Alan Keller, Eliane Fetzer e Eládio Prados, no domingo. Durante o período, também acontece a segunda etapa das classificatórias do festival.
O Teatro Carlos Gomes recebe o Colmeia, festival que reúne artes visuais, dança, cultura popular, música, literatura, cultura hip hop e audiovisual.
No sábado, o bairro Fortaleza recebe a entrega das obras de revitalização do Centro Comunitário. Ao longo da manhã, a estrutura terá apresentações culturais, aulão de dança, feira de artesãos e atividades esportivas na quadra.
No domingo, será realizado o desfile da Vila Itoupava, às 14h, na Rua Henrique Conrad. O evento que celebra a cultura e os costumes locais conta com 34 grupos inscritos e cerca de 650 participantes. Pouco depois, às 15h, na ECIM Coronel Pedro Christiano Feddersen, acontece o corte da maior cuca do Brasil, com 201 metros de comprimento. Entre os sabores disponíveis estarão farofa, farofa com banana, chocolate branco com farofa, chocolate com farofa, abacaxi com farofa e maçã com nozes. A cuca será servida gratuitamente.
A tradicional Rota de Lazer ganha formato especial em comemoração aos 175 anos de Blumenau. O trajeto será estendido até o Parque Ramiro Ruediger até 13h, e depois segue na Rua XV de Novembro até 18h. A programação inclui o Brique de Blumenau, atividades da Biblioteca Ambulante, com contação de histórias e jogos, e o Passeio Cultural, saindo do Mausoléu Dr. Blumenau às 9h30 e 14h30, guiado pela historiadora Sueli Petry.
Ainda no domingo, a cidade terá a Feira da Estação, das 9h às 18h, em frente à Estação Unifique, com música ao vivo, gastronomia, arte local, produtos artesanais e atividades para crianças.
O Teatro Municipal de Timbó, no Vale do Itajaí, será palco de duas produções da Escola de Teatro 100 Cena. No sábado, às 19h30, a turma infantojuvenil apresenta Enrolados, e no domingo, às 16h30, a turma adulta encena uma adaptação de Sociedade dos Poetas Mortos. Os ingressos estão disponíveis com os alunos, direção da escola e no Sympla.
No sábado, a cidade também recebe o 2º Encontro de Corais, no Restaurante Recanto Tirol, no bairro Tiroleses. O evento começa às 14h, com apresentações até 19h. Depois, acontece o jantar de confraternização. O encontro contará com intérpretes de Libras.
A cidade de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, terá uma agenda intensa. A programação começa no sábado, com a Feira de Economia Solidária, do Agropescarte, das 7h às 16h, na Praça dos Emancipadores, e a FeirArte, das 7h45 às 13h, na Praça Nossa Senhora dos Navegantes. Às 11h30, Jesse Mariano se apresenta com voz e violão na Praça dos Emancipadores. Às 15h30, o Mercado do Artesanato Recanto dos Pássaros recebe o sarau musical Canto Dengo Dengo. No fim da tarde, às 17h, o Espaço de Contemplação do Pontal terá a apresentação de violão instrumental Um Rio de Serestas, com Jazz Borges.
No domingo, a Feira de Artesanato do Gravatá movimenta a Praça Brígida Mendes dos Passos das 9h às 17h. No mesmo dia, às 15h, a Praça Central recebe a exposição fotográfica Olhares da Ribeira, de Ricardo Testoni, e às 16h a apresentação cultural Refrão de um Bolero, com Bianca Alcantara.
Mín. 17° Máx. 24°