A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, concluiu nesta semana o indiciamento do proprietário e responsável técnico de um hospital veterinário da cidade. A investigação que revelou diversas irregularidades graves no estabelecimento.
A apuração teve início após uma denúncia apontando condições inadequadas no local. A fiscalização foi realizada nos dias 25 e 26 de março de 2025, em uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Durante as vistorias, os fiscais identificaram diversas infrações às normas sanitárias e de bem-estar animal. Entre as irregularidades encontradas estavam medicamentos humanos e veterinários vencidos armazenados de forma inadequada, equipamentos médicos com prazo de esterilização expirado ainda disponíveis para uso, ração fora da validade sendo fornecida aos animais internados e condições sanitárias precárias nos setores de atendimento.
A investigação também apontou indícios de tentativa de adulteração de provas. Entre a primeira e a segunda visita de fiscalização, foram verificados sinais de alteração nas datas de validade de medicamentos que estavam sob custódia dos órgãos responsáveis.
O indiciamento foi sustentado por depoimentos de profissionais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Meio Ambiente, além de provas com material fotográfico que comprova as irregularidades. O inquérito será agora encaminhado ao Poder Judiciário para as devidas providências legais.
O responsável deverá responder pelos crimes de maus-tratos contra animais e por infrações às relações de consumo.
Gaspar abre credenciamento para 16ª edição da Feira do Livro; confira o prazo
Coleta especial de sofás, colchões e eletrodomésticos começa nesta sexta em Blumenau
Cultura hip hop cresce em Blumenau e alcança projeção internacional
Mín. 14° Máx. 24°