A soltura dos primeiros mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, os chamados Wolbitos, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte Catarinense, será na próxima quarta-feira (27), às 6h. A ação acontecerá primeiro nos bairros Nações e Ariribá. A soltura dos Wolbitos se estenderá durante 26 semanas e vai contemplar também os bairros Municípios e Centro (vias ímpares até a Rua 2500).
Conforme o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, a partir de setembro as solturas passarão a ser realizadas semanalmente, sempre às terças e quintas-feiras, na primeira hora da manhã.
O método, que também será implantado em Blumenau e expandido na cidade de Joinville, consiste em inserir a bactéria Wolbachia nos mosquitos Aedes Aegypti, impedindo o desenvolvimento das arboviroses em seus organismos, reduzindo, assim, a transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O método é seguro, natural, e não traz riscos às pessoas, animais e ao meio ambiente.
A tecnologia do Método Wolbachia é respaldada por estudos científicos e já foi implementada com sucesso em diversas cidades do Brasil e do mundo, sempre com reduções expressivas nos casos de arboviroses. O método, uma ação complementar a outras de enfrentamento à dengue, é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e passou a fazer parte das políticas públicas de saúde do Brasil. Conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, a estratégia é operacionalizada pela Wolbito do Brasil, empresa responsável pela maior biofábrica do mundo de Wolbitos.
Motociclista fica ferido em queda na SC-110 entre Pomerode e Jaraguá do Sul
Motorista é preso por dirigir embriagado e com habilitação suspensa em Indaial
Celesc anuncia reajuste de até 15,8% na conta de luz a partir desta sexta-feira em SC
Mín. 16° Máx. 27°