A rede municipal de ensino de Rio do Sul, no Alto Vale, deu um mais um passo rumo à inclusão e ao acolhimento escolar. O município implantou oito novas salas de suporte sensorial em unidades de ensino espalhadas por diferentes bairros. A iniciativa tem como foco promover o bem-estar, autorregulação emocional e melhores condições de aprendizagem a todos os alunos.
Esses ambientes são cuidadosamente planejados para oferecer estímulos controlados como, por exemplo, luz, som, texturas e cores. Eles auxiliam crianças e adolescentes a recuperar o foco, relaxar ou se reorganizar emocionalmente, especialmente aqueles com autismo, TDAH ou sensibilidades sensoriais que interferem na vivência escolar. A proposta é que os alunos possam utilizar as salas individualmente ou em pequenos grupos, sempre com acompanhamento pedagógico e respeitando as necessidades específicas de cada caso.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
As novas salas foram implementadas ao longo deste ano nas seguintes unidades: Escola Sebastião Back (bairro Santana), CEPLAS (Barragem), Ricardo Marchi (Santa Rita), Aníbal de Barba (Canta Galo), Guilherme Butzke, Roberto Machado (Progresso), Willy Schleumer (Taboão) e, anteriormente, no Centro Educacional Dóres Janke Stupp (Laranjeiras). A meta da Secretaria de Educação é levar o projeto à Escola Modelo Ella Kurt, no bairro Rainha, em 2025.
Acidente entre dois carros mobiliza resgate no bairro Fortaleza, em Blumenau
Acidente entre caminhão e moto deixa homem ferido na SC-281, no Alto Vale
Carro de luxo sai da pista e capota na BR-470 em Ilhota
Mín. 16° Máx. 27°