A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, na manhã desta quarta-feira (13), a Operação Fratres Doli em Blumenau, com o objetivo de combater crimes de receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículos.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DEIC), em conjunto com a 2ª Delegacia de Polícia de Blumenau, Polícia Científica e Secretaria Estadual da Fazenda. Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a dois irmãos, empresários do ramo de autopeças, que já possuem histórico criminal pelos mesmos delitos.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Segundo a investigação, iniciada em agosto de 2024 após a Operação 311, foram localizadas peças de três veículos com numeração adulterada, prática utilizada para ocultar a origem ilícita dos automóveis e dificultar a identificação pelas autoridades.
O nome da operação, Fratres Doli, tem origem no latim e significa “irmãos da fraude”, em referência direta ao vínculo entre os investigados e à natureza ilícita das condutas apuradas.
A Polícia Civil contou com apoio da Polícia Científica e da Secretaria da Fazenda para análise e perícia de documentos, mercadorias e equipamentos apreendidos. O delegado Diego Azevedo destacou a importância do apoio da Justiça:
"O deferimento rápido das medidas pelo Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público foi fundamental para o êxito da operação".
Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas à ação. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e possíveis novos crimes associados.
Blumenau realiza audiência pública para debater segurança em escolas
Feminicídio em Gaspar: Suspeito confessa crime e diz que usou picareta para matar ex-mulher
Mín. 13° Máx. 23°