
A região da Nova Rússia, que fica localizada no bairro Progresso, no sul de Blumenau, se destaca por suas belezas naturais e pela preservação ambiental. O local conta com uma grande área de Mata Atlântica, que integra o Parque Nacional da Serra do Itajaí, formando um cenário de mata fechada, rios de água limpa e espaços ideais para o ecoturismo.
O ribeirão Garcia, que corta a região, abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA III) da cidade. As margens do rio reúnem piscinas naturais e recantos procurados por moradores e visitantes, especialmente no verão.
Na Nova Rússia está o Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, popularmente conhecido como Parque das Nascentes. A unidade de conservação fica dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí, e foi criada para proteger as nascentes do ribeirão. Com 5,3 mil hectares, o parque se estende também ao município de Indaial e está aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, com horário ampliado no verão. O acesso exige identificação e assinatura de um termo de responsabilidade na recepção.
O parque oferece três trilhas. A Trilha da Chuva, com 3 quilômetros de extensão, em formato de circuito, que alterna trechos de Mata Atlântica e margens do rio Garcia Pequeno, incluindo seis travessias. A Trilha das Lagoas, que percorre o entorno de três lagoas em meio à vegetação. Já a Trilha do Morro do Sapo, com 5,5 quilômetros a partir da portaria do parque, leva até um mirante, passando por pontos de águas cristalinas, como o Poço da Lontra.
Segundo o Gestor do Parque, Leocarlos Sieves, a ausência de residências e atividades agrícolas na área mantém a água do parque com qualidade de classe um.
A entrada no Parque das Nascentes custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Têm direito à meia-entrada estudantes, professores, doadores de sangue e pessoas com 60 anos ou mais.









Mín. 17° Máx. 30°