Na tentativa de combater o uso de escapamentos adulterados em motocicletas, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu início a uma força-tarefa envolvendo a Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) e a Polícia Militar (PMSC).
A principal medida anunciada para o trânsito é a adoção de uma política de tolerância zero: nenhuma motocicleta flagrada com escapamento adulterado será liberada no momento da abordagem. Em vez disso, o veículo será removido imediatamente ao pátio municipal.
Segundo dados apresentados durante a reunião entre município e MPSC, somente no último ano foram registradas 636 autuações por irregularidades relacionadas a escapamentos, além de diversas remoções realizadas pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e pela PM. As infrações incluem ausência de abafador, furos propositais e escapamentos em má conservação.
Após a apreensão, o proprietário da motocicleta deverá comparecer à sede da Setram, na rua Manoel Tavares, 51, para solicitar autorização de entrada no pátio localizado na rua Ernesto Bianchini, bairro Rio Branco. O transporte da motocicleta até a oficina e o retorno ao pátio deverá ser feito exclusivamente por guincho. A liberação do veículo só ocorrerá após a devida regularização e comprovação junto aos órgãos de trânsito.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A primeira operação conjunta após o novo acordo foi realizada nesta quarta-feira (30), com fiscalizações à tarde no bairro Limeira e à noite em Azambuja. A ação resultou na abordagem de 60 veículos, aplicação de 24 Autos de Infração de Trânsito (AITs) e remoção de seis motocicletas com escapamentos adulterados.
De acordo com a Prefeitura de Brusque, as blitzes continuarão a ser realizadas em diversos pontos da cidade, sem aviso prévio, abrangendo todos os bairros e em horários variados
Após atrasos, novo Complexo Viário do Badenfurt é entregue na BR-470 em Blumenau
Mín. 10° Máx. 23°