
Com o rápido crescimento de Navegantes, no Litoral Norte, a Prefeitura está adotando uma nova tecnologia para garantir que o desenvolvimento da cidade ocorra de forma organizada, sustentável e dentro das normas urbanas. Por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Receita, e de Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação, foi iniciado um processo de monitoramento territorial com o uso de tecnologia geoespacial.
O projeto utiliza imagens de satélite em alta resolução e mapeamento móvel 360º para identificar novas construções, ampliações e ocupações de terrenos, incluindo áreas antes vazias ou subutilizadas. A empresa responsável pelo serviço foi contratada por meio de licitação e é especializada nesse tipo de tecnologia. O sistema cruza informações com os dados do município e permite o acompanhamento detalhado das mudanças na infraestrutura urbana.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Segundo a Prefeitura, o objetivo é manter o controle sobre o crescimento da cidade, garantindo que ele siga o planejamento urbano, respeite áreas de preservação e o zoneamento definido. O monitoramento também permitirá detectar construções irregulares e ocupações em locais proibidos, além de apoiar melhorias na arrecadação municipal.
Moradores cobram conserto de pavimentação em rua no bairro Salto do Norte, em Blumenau
Mutirão recolhe quase uma tonelada de lixo em ação contra a dengue em Gaspar
Mín. 18° Máx. 30°