O prazo para se inscrever na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) termina nesta sexta-feira (25), às 23h59. O cadastro deve ser feito pelo Sistema PND, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e uso de nome social.
Apesar de não ter caráter de concurso público, a PND poderá ser adotada por estados e municípios como etapa de processos seletivos para professores a partir de 2026. Por isso, o exame tem sido chamado de "CNU dos Professores", em referência ao Concurso Nacional Unificado.
A Secretaria de Educação de Blumenau aderiu ao programa, mas optou por não aplicar a prova neste ano.
"A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao programa, mas optou por não aplicar a avaliação neste ano. A decisão está baseada na necessidade de aguardar mais orientações do Governo Federal sobre a prova, a fim de entender melhor seus objetivos, funcionamento e impactos práticos nas redes municipais", explica a Secretária de educação, Simone Probst.
A expectativa da secretaria é de que a PND, quando implementada, possa contribuir para a valorização da carreira docente.
“A realização da prova está prevista para ocorrer em 2026, e a Secretaria acredita que, em nível nacional, ela pode representar uma estratégia de valorização e qualificação dos profissionais da educação”, afirma.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Podem se inscrever na PND os estudantes que concluírem cursos de licenciatura em 2025 e que estejam regularmente inscritos no Enade pelas instituições de ensino, além de professores já formados em licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos que utilizem a nota da prova como critério de seleção.
A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até a próxima quinta-feira (31).
A aplicação da PND está marcada para o dia 26 de outubro. A iniciativa faz parte do programa federal "Mais Professores para o Brasil", que busca ampliar a qualificação docente e incentivar a entrada de profissionais na educação básica. A política pública pretende atender 2,3 milhões de professores em todo o país.
Trecho da BR-470 entre Apiúna e Ibirama será interditado a partir de terça-feira
Casos de feminicídio caem 12% em SC em 2024, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Mín. ° Máx. °