O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), vinculado ao Governo do Estado, completou 38 anos neste domingo (20) e alcançou resultados expressivos em 2024. A instituição registrou avanços em doações, atendimentos e transfusões de sangue.
Responsável por 98% do sangue coletado e distribuído em hospitais e clínicas, tanto públicos quanto privados, em todo o território catarinense, o Hemosc registrou um aumento de 5% nas transfusões de sangue realizadas em 2024. O crescimento representa o dobro do avanço registrado no ano anterior.
Segundo a diretora-geral da instituição, Patrícia Carsten, o resultado é reflexo de um conjunto de fatores como, por exemplo, campanhas realizadas ao longo dos anos e o apoio da população catarinense.
O aumento da demanda por sangue, segundo o Hemosc, está diretamente ligado à ampliação de leitos hospitalares, aos mutirões de cirurgias e à habilitação de procedimentos de alta complexidade promovidos pelo Governo do Estado. Mesmo com esse cenário mais desafiador, a instituição conseguiu manter o abastecimento dos serviços de saúde em Santa Catarina e ainda enviou mais de 900 bolsas de sangue para o Rio Grande do Sul, em apoio ao estado vizinho.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Para manter o abastecimento em 2025, o Hemosc reforça a importância da adesão contínua de novos doadores. Atualmente, a rede conta com sete hemocentros distribuídos nas cidades de Blumenau, Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Joaçaba e Lages, além de unidades de coleta em Jaraguá do Sul e Tubarão.
As doações são feitas com agendamento prévio, que pode ser realizado pelo site oficial ou por telefone. No site, os interessados também encontram informações sobre requisitos para doação, horários de atendimento e contatos de cada unidade.
O Hemosc é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerida pela Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece).
Joguinhos Abertos de SC começam com cerimônia em Rio do Sul; evento reúne mais de 8 mil atletas
Incêndio atinge fábrica de móveis e combate dura mais de 9 horas em Gaspar
CPI do Esgoto recebe representante da OAB após ex-diretor do SAMAE adiar depoimento
Mín. 13° Máx. 20°