
Um grupo de empresários do ramo de limpa fossa realizou uma manifestação em frente à Prefeitura de Blumenau no sábado (19). De acordo com os manifestantes, o objetivo foi protestar contra o "monopólio" determinado pelo novo aditivo do contrato de concessão de esgoto em Blumenau. O documento estabelece que apenas a BRK Ambiental possa realizar o serviço na cidade. Essa é a segunda manifestação do grupo, que fez a primeira na Câmara de Vereadores, no dia 8 de julho.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Os empresários se uniram para defender a livre concorrência e o direito da população de escolher o prestador do serviço. Para um dos manifestantes, Gilvan Aparecido Augusto Pinto, o monopólio é uma forma de crime.
"Nós vamos perder, com certeza, mas a população vai perder mais ainda. Inclusive, nós vamos perder duas vezes, porque fazemos parte da população. Além de ter que pagar, estamos perdendo a nossa receita", comentou.
O presidente da CPI do Esgoto, Diego Nasato (NOVO), destacou que a situação une os interesses dos empresários e dos consumidores.
“São pouquíssimos os casos que, ao defender a classe empresarial, estamos defendendo o consumidor. E essa é uma causa que une os dois”, declarou.
A próxima reunião da CPI acontecerá nesta terça-feira (22) e contará com a presença do advogado Raul Ribas, presidente da Comissão Especial Temporária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Blumenau.
O grupo foi instituído com o objetivo de analisar juridicamente os impactos da Decisão Final nº 272/2024 da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) e do 5º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão nº 017/2010.
Durante a manifestação, Gilvan Aparecido também adiantou que novas mobilizações estão sendo planejadas.
"Vamos nos reunir novamente em agosto pra ver se a gente faz outra manifestação, mas mais organizada. Fazer um barulho mesmo, um buzinaço, colocar faixas nos caminhões pra alertar a população".
As empresas também estão consultando advogados e estudando medidas legais para contestar o aditivo contratual. Nas redes sociais, o grupo tem divulgado vídeos e relatos com o objetivo de mobilizar a comunidade.
Metrô vence, sobe para 3º e BEC confirma vaga direta na semifinal da Série B
Já está valendo: novos pontos com fiscalização eletrônica entram em operação em Blumenau
Secretaria de Trânsito de Blumenau já atende em novo endereço na Rua das Missões
Mín. 21° Máx. 31°