O topo do Pico da Bateia, em Gaspar, reserva uma das vistas mais impressionantes do Vale do Itajaí. Localizado na Rua Carlos Zuchi Netto, no bairro Bateias, o ponto turístico atrai visitantes em busca de contato com a natureza e paisagens marcantes. O pico também marca o limite entre os municípios de Gaspar e Brusque.
Para alcançar o ponto mais alto do morro, é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 4.480 metros, com duração média de 1h30. Com cerca de 680 metros de altitude, é possível, em dias de céu limpo, avistar as cidades de Gaspar, Blumenau, Brusque, Guabiruba, Itajaí e Navegantes.
Desde o ano 2000, o local integra a Área de Proteção Ambiental do Bateias, instituída pela Prefeitura de Gaspar para proteger a bacia hidrográfica que abastece o Ribeirão Bateias, manancial fundamental para o abastecimento da ETA IV do SAMAE.
A trilha é aberta ao público e não possui controle de entrada nem horário de funcionamento, o que exige responsabilidade e planejamento por parte dos visitantes. Entre os relatos de aventureiros que já estiveram no local, destacam-se a exigência de bom preparo físico para concluir o percurso e a possibilidade de acampar no topo.
Mín. 11° Máx. 21°