
Em um país onde tudo parece ser mais difícil para quem é diferente, o acesso à justiça se tornou um privilégio para poucos. Mas não pode ser assim. Porque justiça, quando é seletiva, deixa de ser justiça. E quando falamos de pessoas com deficiência, a urgência é ainda maior — porque muitas vezes, é a rapidez de uma decisão que define se uma criança terá ou não qualidade de vida.
Foi pensando nisso que o Instituto Vinícius Ian criou o Programa Incluir, nosso braço jurídico de atendimento gratuito e especializado. Comandado pela Dra. Sandra Otto, nossa Diretora Jurídica, o programa atende pessoas com deficiência de todo o Brasil, com foco em acolhimento, agilidade e soluções concretas.
Você pode estar se perguntando: “É só para autistas?”. E a resposta é: não. Atendemos todas as pessoas com deficiência, de qualquer idade, em qualquer lugar. Se existe conexão com a internet, existe possibilidade de atendimento — porque sabemos que quando a dor aperta, o que a família mais precisa é de alguém que resolva.
Foi assim com a pequena Liz, de 4 anos, diagnosticada com extensas lesões cerebrais, crises constantes de epilepsia, não verbal, sem controle de cervical. Sua família, esgotada emocional e financeiramente, nos procurou após o plano de saúde negar praticamente todas as terapias. Em poucos dias, nossa equipe jurídica acionou a Justiça e conquistou uma liminar que obrigou o plano a fornecer todos os tratamentos necessários. Hoje, mais de um ano depois, Liz tem uma vida com muito mais dignidade — e menos crises.
Também foi assim com o pai do Lorenzo, autista nível 2, que não sabia do direito de sacar o FGTS por conta da condição do filho. Quando soube, nos procurou com os documentos. No mesmo dia que protocolamos a ação, o juiz concedeu liminar autorizando o saque.
E o que essas famílias pagaram? Nada. Do início ao fim, o atendimento jurídico do Instituto Vinícius Ian é 100% gratuito — e não recusamos nenhum caso, mesmo que a família tenha renda para pagar advogado. Porque nosso lema é claro:
"Que nenhuma família tenha que passar por tudo isso sozinha."
Mas isso não é só sobre o Estado. Isso é sobre todos nós. Não basta cobrar. É preciso participar da mudança. É hora de empresas, profissionais, cidadãos entenderem que justiça, saúde e inclusão são responsabilidades compartilhadas.
O Programa Incluir existe para levar acolhimento e justiça a quem mais precisa.
Se você precisa ou conhece alguma família com autista ou com pessoa com deficiência que precise de orientação jurídica, nos procure. Estamos aqui para ajudar.
WhatsApp de atendimento: (47) 3091-2778 | Redes sociais: @institutoviniciusian
Mín. 17° Máx. 28°