A SCGÁS apresentou nesta semana à Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) uma atualização sobre as obras de transposição da tubulação de gás natural no Lote 4 da duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí. As intervenções são consideradas essenciais para a continuidade e finalização da duplicação da rodovia, prevista para ser concluída até dezembro de 2025.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Durante a reunião, a companhia informou que o trecho no km 59, onde havia necessidade de detonação de rochas, passou por um redesenho de traçado em dezembro de 2024. A licitação já foi concluída e a previsão é de que as obras neste ponto sejam finalizadas até setembro deste ano.
No entanto, o maior atraso atualmente está nos trechos entre os kms 60,2 e 63,5, que inicialmente deveriam ter sido entregues no primeiro trimestre de 2025. De acordo com o gerente de Engenharia da SCGÁS, Fernando Margarida, o projeto precisou ser revisto e um novo traçado foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no início deste ano. A obra também foi impactada pela desistência da empresa contratada anteriormente, o que exigiu uma nova licitação.
Segundo o diretor Técnico Comercial da SCGÁS, Silvio Del Boni, a assinatura do novo contrato está prevista para os próximos dias e, após isso, a previsão é de que a obra seja concluída em um prazo de 140 a 160 dias.
“Nossa expectativa é que até dezembro ela esteja concluída”, afirmou Del Boni.
O presidente do Conselho Deliberativo da ACIB, Renato Medeiros, demonstrou frustração com o novo prazo.
“No ano passado, acreditávamos que veríamos a conclusão em agosto. Agora o prazo ficou para dezembro e isso nos deixa chateados, mas acreditamos que estamos mais perto do fim”, comentou.
A SCGÁS reforçou que tem total interesse em concluir a obra, mesmo que não gere retorno financeiro direto à companhia.
“Esta é uma obra que só gera custo para nossos cofres. Estamos substituindo um ativo por outro e queremos entregá-la o mais rápido possível”, justificou Del Boni.
A ACIB informou que estuda convocar o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo Andrade, para prestar novos esclarecimentos sobre o andamento da duplicação da BR-470.