A Associação Blumenau de Karate (ABK/SME Blumenau) brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karate, realizado entre os dias 2 e 5 de junho, no Recife (PE). Quatro atletas da equipe subiram ao pódio pela primeira vez em uma competição continental, somando importantes conquistas para o karatê catarinense e nacional.
As medalhistas foram Maria Eduarda Barros e Souza, Rafaela Westphal, Laurelin Beltran e Manuela Araújo, todas de Blumenau. Com os resultados, Maria Eduarda, Rafaela e Laurelin garantiram vaga para o Campeonato Pan-Americano de Base, que será disputado em agosto, em Assunção, no Paraguai. Manuela Araújo, que competiu na categoria Sub-21, também conquistou lugar no pódio, reforçando o bom desempenho da equipe blumenauense.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Outro destaque da participação da equipe foi que, com exceção de Rafaela, todas as atletas estrearam pela Seleção Brasileira de Karate. Apesar da pouca experiência internacional, o grupo manteve a concentração e mostrou maturidade.
“Mesmo sendo novatas em competições internacionais, estavam tranquilas e focadas na busca de bons resultados para o Brasil”, comentou Vanderlei de Oliveira, técnico da ABK e membro da comissão técnica da Seleção Brasileira há 11 anos.
Além das quatro medalhistas, a equipe de Blumenau contou com os atletas Rafael Manke, Isadora Goulart e Manoela Jacomel, que também representaram o Brasil na competição.
“As medalhas têm de ser comemoradas, mas também devemos valorizar o esforço de quem não subiu ao pódio. O Sul-Americano é uma competição de alto nível e todos mostraram muita garra”, destacou Vanderlei.
O Brasil foi o campeão geral do Sul-Americano nas categorias Base, Sênior e Parakarate, e a contribuição dos atletas de Blumenau foi essencial para esse resultado. O próximo desafio das atletas agora é manter o foco nos treinos e representar o país no Pan-Americano com a mesma dedicação.
IFC Blumenau abre inscrições para bolsistas externos em projeto de inclusão escolar
Mín. 11° Máx. 20°