O Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), retomou as operações aéreas nesta terça-feira (8) em Blumenau e região. Aeronave pousou no aeroporto de Blumenau no início da tarde. O helicóptero ficou fora de serviço durante a realização de uma manutenção preventiva obrigatória e agora retorna com todos os sistemas revisados, incluindo a substituição de um módulo do motor importado da França.
Durante o período em que esteve fora de operação, o serviço aeromédico foi mantido por meio de uma ação integrada entre os órgãos de segurança pública. A cobertura contou com o apoio do helicóptero Águia 07 da Polícia Militar e viaturas de resgate do CBMSC, garantindo o atendimento à população.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A equipe do Arcanjo 03 é composta por um comandante de aeronave, um oficial do Corpo de Bombeiros Militar, dois tripulantes operacionais e a equipe médica do SAMU Aeromédico, formada por um médico e um enfermeiro.
A aeronave passou por uma inspeção programada de oito anos, além da revisão do motor e da célula, totalizando 600 horas de voo. Um dos destaques do processo foi a substituição do módulo 4 do motor (turbina livre), que atingiu o limite de ciclos estabelecido pelo fabricante. O componente, de alta tecnologia e grande demanda internacional, teve que ser importado da França.
A troca foi feita por meio do sistema conhecido como “troca standard”, prática comum na aviação. Nesse processo, o módulo antigo é enviado ao fornecedor e substituído por outro revisado, certificado e com nova vida útil. De acordo com o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, o planejamento foi essencial para a operação segura da aeronave.
“Mesmo diante dos desafios, como a aquisição do módulo 4 — que exigiu logística internacional —, seguimos cumprindo rigorosamente nosso calendário de inspeções, sempre priorizando a segurança das tripulações e da população”, destacou.
O Arcanjo 03 é vinculado ao Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC, que já realizou mais de 16,7 mil atendimentos em Santa Catarina ao longo de 15 anos. Foram mais de 15,4 mil pessoas atendidas em situações que vão desde o resgate aeromédico até ações de salvamento e combate a incêndios.
O CBMSC reforça que todas as aeronaves passam por manutenções regulares, conduzidas por empresas especializadas e supervisionadas pelo Centro Técnico de Manutenção do próprio batalhão, garantindo a continuidade e a segurança das operações aéreas no estado.
Blumenau perde para o Jaraguá e chega à 10ª derrota na LNF
Blumenau abre inscrições para desfile dos 175 anos da cidade; tema será imigração italiana
Pedágio na BR-101 em SC fica mais caro a partir desta quarta-feira; veja os novos valores
Mín. 13° Máx. 20°