
A Prefeitura Municipal de Blumenau confirmou que diversos pontos da cidade necessitam de manutenção ou substituição dos guard rails. Os dispositivos de segurança, fundamentais para a proteção de motoristas e pedestres em trechos perigosos, estão em processo de levantamento e priorização.
Entre os locais mapeados está a Rua Humberto de Campos, uma das vias incluídas na lista de pontos que demandam atenção da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). No entanto, de acordo com Diego Fernando Zimmermann, diretor da Central de Controle Operacional da SMTT, qualquer ação relacionada aos guard rails só deverá ocorrer a partir de agosto deste ano. O motivo, segundo ele, é porque a secretaria está "dando prioridade em outras sinalizações".
"Devido à programação inicial da secretaria, a nossa demanda maior gira em torno de sinalização viária. Sendo elas as sinalizações verticais e as sinalizações horizontais, como faixas, marca de canalização, legendas e símbolos, por exemplo. Por conta disso, estamos dando prioridade nesse serviço.
Atualmente, a Administração Municipal está concentrando esforços na sinalização horizontal e vertical das vias. Segundo a prefeitura, novos projetos de sinalização são recebidos diariamente, o que intensifica a carga de trabalho das equipes técnicas.
“Os guard rails são extremamente importantes. Estão sim na nossa programação para que, dentro das possibilidades, possamos fazer as manutenções ou reposições a partir de agosto”, garantiu.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A responsabilidade pelos custos também foi esclarecida. Em situações de desgaste natural ou necessidade de substituição por obras realizadas pela própria Prefeitura, os custos são integralmente pagos pelo município.
No entanto, se o dano for causado por terceiros como, por exemplo, em caso de acidentes de trânsito, e o responsável for identificado, a Prefeitura realiza o reparo e depois encaminha os custos para a Câmara de Indenizações Administrativas e Reposições (Camir), órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município.
Com isso, a Camir conduz o processo de tentativa de cobrança junto ao condutor responsável pelos danos. A medida busca recuperar os recursos públicos investidos em reparos causados por ações externas.
Mais de 160 professores serão convocados para a rede municipal de ensino de Blumenau
Blumenau deve ser contemplada com motolância do SAMU para agilizar atendimentos de emergência
Blumenau cria mais de 3 mil novos empregos nos primeiros cinco meses de 2025
Mín. 18° Máx. 29°