“A doação é de graça e salva vidas”: Hemosc de Blumenau reforça apelo por mais doadores durante o inverno
Em Blumenau, Hemosc intensifica iniciativas para adesão de novos doadores
18/06/2025 às 09h35Atualizada em 29/06/2025 às 08h28
Por: Gabriel Menezes
Compartilhe:
Reprodução/Redome Inca
A cada doação de sangue, Claudiane Barszcz, de 53 anos, sente que está retribuindo a ajuda que um dia a família dela recebeu. Moradora de Blumenau, ela decidiu se tornar doadora em 2021, depois que a mãe precisou de diversas transfusões durante o tratamento contra o câncer.
“Eu tive minha mãe com câncer, e quando ela precisava de sangue sempre tinha algum amor de Deus que doava. Nunca faltou um doador para ela, que ficava feliz em receber. Meu sentimento é de gratidão por tudo isso. Hoje, sou doadora e, por saber que estou ajudando alguém, fico emocionada”, conta.
Claudiane, que se tornou uma doadora recorrente, faz questão de deixar um recado para quem ainda tem dúvidas sobre o ato de doar.
“Que mais gente doe também. É uma causa nobre e de graça. A doação é feita com toda a segurança por profissionais capacitados. Não tem preço ajudar o próximo”, reforça.
Foto: Reprodução
Estoques em alerta no inverno
Histórias como a de Claudiane ganham ainda mais relevância neste mês de junho, período que tradicionalmente registra queda nos estoques de sangue em todo o país. Com a chegada do inverno e o aumento das doenças respiratórias, como gripes e resfriados, muitos doadores precisam adiar suas doações.
Em Santa Catarina, o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) tem monitorado de perto a situação. Atualmente, os tipos sanguíneos O+ e O- estão classificados em nível de alerta. Já os tipos A-, A+, B- e AB- estão com estoque reduzido.
Em Blumenau, a campanha Junho Vermelho mobiliza a população para evitar que os estoques cheguem a níveis críticos. De acordo com a coordenadora técnica do Hemosc Blumenau, Vania Bitencourt da Silva, é normal que as doações de sangue reduzam neste período.
“Com a chegada do inverno e as doenças sazonais, como gripes e resfriados, as doações reduzem, mas a demanda por transfusões se mantém. Em Blumenau temos hospitais de alta complexidade, referência em transplantes e pacientes oncológicos, entre outras especialidades que necessitam de transfusões constantes”, explica Vania.
Mobilização no Junho Vermelho
Instituído em 2015 pelo “Movimento Eu Dou Sangue”, o Junho Vermelho faz parte do chamado Calendário Colorido da saúde pública nacional. A campanha tem dois focos principais: reforçar a importância da doação durante o inverno e celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.
“Este ano, preparamos uma série de ações em celebração ao Junho Vermelho e ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Com o slogan ‘Um mundo mais solidário começa com a sua doação’, queremos homenagear e agradecer às pessoas que ajudam a salvar vidas por meio da doação voluntária”, detalha a coordenadora do Hemosc.
Foto: Reprodução
O Hemosc atualiza diariamente os níveis dos estoques em Santa Catarina, que podem ser consultados pelo site oficial da instituição.
Como doar sangue em Blumenau
Para doar sangue em Blumenau, é necessário agendamento prévio no site do Hemosc.
Os requisitos para doação incluem:
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis);
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial com foto.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.