
A fila de espera por cirurgias e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), em Blumenau, ultrapassa, ao todo, 69 mil procedimentos. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e refletem a sobrecarga no sistema e os desafios enfrentados por milhares de pessoas que dependem exclusivamente do atendimento público.
Atualmente, 8.679 pessoas aguardam por cirurgias eletivas. Já nas consultas em diferentes especialidades médicas, o número chega a 60.649 procedimentos. A demanda, segundo a Prefeitura, é diária: ao mesmo tempo em que um paciente realiza um exame, cirurgia ou consulta, outro também entra na fila.
No ranking das cirurgias mais solicitadas, a especialidade de ortopedia aparece em primeiro lugar, concentrando a maior parte da fila, seguida por oftalmologia e cirurgia geral.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Na atenção especializada, a consulta com ortopedista também é a mais procurada, seguida pelas áreas de psicologia e otorrinolaringologia. As especialidades contemplam desde o acompanhamento de transtornos emocionais até o diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos ouvidos, nariz e garganta.
Ao todo, pelo SUS, Blumenau conta com 13 ortopedistas, dois otorrinos e 60 psicólogos.
Para tentar dar vazão à fila, a Policlínica de Blumenau tem realizado atendimentos a cada 15 dias, com o objetivo de ampliar a cobertura da população que aguarda por vagas. Além disso, a Secretaria de Saúde busca novas parcerias com clínicas interessadas em prestar atendimento pela tabela do SUS.
"Estamos trabalhando incansavelmente para reduzir as filas, com ações como horários estendidos aos sábados na Policlínica e a busca ativa por clínicas parceiras. Queremos otimizar o fluxo e atender o maior número possível de pessoas", afirmou o secretário municipal de Saúde, Douglas Rafael.
Segundo a Secretaria de Saúde, quando um paciente falta sem avisar, a vaga é desperdiçada, e outra pessoa que está na fila de espera deixa de ser atendida.
Segundo o secretário, o município busca otimizar o acesso aos serviços. “Entendemos a importância de agilizar esses atendimentos e garantir que cada cidadão receba a assistência de que precisa no tempo adequado. Mas, para que possamos dar vazão a essa demanda e oferecer o melhor atendimento a todos, é fundamental que os pacientes compareçam aos procedimentos agendados. A presença é crucial para o bom andamento do sistema e para que possamos beneficiar o maior número de pessoas possível”, explica.
Corpo de mulher é encontrado no Rio Itajaí-Açu, no Centro de Blumenau
Mín. 18° Máx. 30°