Após ser notificada pelo Procon Indaial no dia 4 de fevereiro, a Celesc apresentou uma resposta formal, esclarecendo os problemas enfrentados pelos consumidores, especialmente relacionados à falta de envio das faturas, cobrança de valores excessivos e falhas no atendimento.
A Celesc justificou que as falhas decorreram da migração para um novo sistema comercial em maio de 2024, o que resultou em retenção de faturas e dificuldades operacionais, mas afirmou que as questões estão sendo tratadas e normalizadas gradativamente.
Segundo a empresa, o problema das faturas não enviadas foi causado por falhas no sistema, que impediram a emissão de contas mesmo com a leitura dos medidores sendo realizada regularmente. A empresa informou que a retenção de faturas, que chegou a 20%, já caiu para 6% e deve ser normalizada até abril de 2025.
A empresa informou ainda, que devido a falhas no sistema, algumas faturas não foram emitidas em determinados períodos, o que resultou no acúmulo de cobranças de competências diferentes com a mesma data de vencimento. Para minimizar os impactos aos consumidores, a empresa disponibilizou um parcelamento especial, com as seguintes condições:
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O coordenador do Procon Indaial, Bruno Mendes, afirma que o órgão seguirá atento à regularização dos serviços e ao cumprimento dos prazos informados pela concessionária. “Os consumidores de Indaial enfrentaram transtornos significativos com a falta de emissão das faturas e cobranças irregulares. O Procon continuará monitorando de perto as ações da Celesc. Caso as medidas informadas não sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido, a empresa poderá ser multada conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor”, esclarece.
Os consumidores que enfrentarem problemas podem registrar reclamações diretamente no Procon Indaial para que as devidas providências sejam tomadas.
Vídeo: Policial pula dentro de caminhão em movimento após motorista abandonar veículo com drogas
Estudantes pré-selecionados na chamada única do Fies devem finalizar inscrição hoje
Mín. 10° Máx. 20°