Em uma sessão extraordinária com lances tensos e muita discussão, foi aprovada na última quinta-feira (28) pela Câmara de Vereadores de Gaspar a compra de um terreno pertencente a Universidade Regional de Blumenau (Furb). A área está localizada na Rua Itajaí, próxima do trevo de acesso a SC-412 (Rodovia Jorge Lacerda), tem aproximadamente 40 mil metros quadrados e era o antigo campus experimental do departamento de Engenharia Florestal, o chamado Horto Florestal da instituição.
A Furb colocou o terreno a venda através de edital e aprovou junto à Câmara de Vereadores de Blumenau todo o processo. Parte do valor deverá ser usado para a instituição honrar compromissos junto ao Instituto Municipal de Seguridade Social de Blumenau (Issblu). O terreno está no mercado pelo valor de R$14 milhões e deverá ser utilizado pelo governo gasparense para a construção do novo centro administrativo, como a prefeitura e a nova sede da Câmara, e outras unidades de atendimento ao público e desenvolvimento econômico.
O assunto gerou polêmica durante a semana e a sessão que discutiu sobre o assunto alternou momentos de debate e bate-boca, a ponto da Polícia Militar ter que vir a sede da Câmara para manter a calma. A oposição questionava o valor da compra, já que a Furb não conseguira leiloar o terreno pelo mesmo preço em leilão feito há sete anos atrás.
O pagamento final será feito em duas parcelas e não há, ainda, estudo ou data para o começo das obras no terreno por parte da prefeitura de Gaspar.
Mín. 17° Máx. 24°