Moradores do bairro Badenfurt, em Blumenau, estão planejando uma manifestação pacífica para a próxima segunda-feira (18) contra a transferência do Ambulatório Geral (AG) Dr. Diogo Vergara. Atualmente localizado na Rua Werner Duwe, a unidade de saúde será realocada para outro endereço, desta vez no bairro Salto do Norte.
A concentração será às 9h30min em frente ao AG do Badenfurt. A organização reivindica a ampliação da unidade e a manutenção de todas as especialidades oferecidas aos cerca de 40 mil usuários da região. "A comunidade tem que ser ouvida. Ninguém tem condições de ir para o Salto do Norte", disse um morador, que não quis ser identificado.
A comunidade questiona o local que foi escolhido para abrigar o AG no Salto do Norte, alegando que se trata de uma área passível de inundação, muito próxima de uma concreteira. "Os enfermeiros, médicos e os pacientes vão ter que cheirar pó o dia inteiro", desabafou o morador ao Portal Alexandre José.
Procurada pela equipe de jornalismo do Portal Alexandre José, a Prefeitura de Blumenau se manifestou por meio de uma nota oficial, que afirma que a mudança atende uma demanda da própria comunidade. A Secretaria Municipal de Saúde garante que vai ampliar o atendimento, ao invés de reduzir. Leia abaixo:
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) informa que a mudança do Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara, do Badenfurt para o Salto do Norte atende à demanda da comunidade que há cerca de quatro anos pleiteou a transferência de um terreno do Governo do Estado para o Município.
As reuniões contaram com a presença do Presidente do Conselho Regional do Badenfurt, Wilson Barth, que foi um dos primeiros articuladores para oferecer uma estrutura maior e com mais qualidade aos moradores da região norte, já que a atual unidade está localizada em um terreno cedido pelo Governo do Estado, que não permite benfeitorias por parte da Prefeitura. Todas as reivindicações foram registradas em atas pela Prefeitura.
A Secretaria destaca ainda, que estuda a possibilidade de utilização do espaço que atualmente abriga o AG para a implantação de duas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).
A Prefeitura entende que a distância entre as unidades não inviabiliza o acesso aos serviços de saúde, nem a locomoção já que a futura unidade ficará ainda mais próximo do Terminal de Ônibus Urbano do Aterro, facilitando o deslocamento dos usuários. A Semus segue trabalhando em prol da saúde coletiva de qualidade.
A nova estrutura
A futura estrutura do AG representará um aumento de 233% em relação ao atual espaço. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões na obra, que vai beneficiar 15 mil usuários da região. O local será dividido para receber seis equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde. Ao todo, cerca de 80 servidores vão atuar no AG para atender a população.
O local também deverá oferecer atendimento odontológico. A estrutura vai contar com consultórios, salas de espera, medicação e procedimentos, de acolhimento, observação, curativo, farmácia e copa para os servidores. O espaço tem ainda rampa de acessibilidade e estacionamento com vagas exclusivas para pessoas com deficiência física.
Mín. 19° Máx. 25°