Neste período de férias, é comum a perda de documentos pessoais. Aí começa uma verdadeira peregrinação em busca de um RG, do CPF e até da carteira, em muitos casos. Mas saiba que existe um local específico para isso: os Correios. No setor de Achados e Perdidos, os pertences podem ser recuperados.
O serviço, criado há mais de 30 anos, tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em função da pandemia, em 2020 os Correios receberam em suas agências mais de 90 mil documentos perdidos. Em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil.
Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências. Uma vez recebidos, eles são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante o prazo de 60 dias corridos, contados a partir a da data de recebimento.
Após o término do prazo, os documentos são devolvidos aos órgãos emissores. No site www.correios.com.br é possível verificar se o documento perdido foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar a tarifa de R$ 5,95.
Pertences sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima.
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