
A Quarta-feira de Cinzas, celebrada hoje (18), marca oficialmente o encerramento das festividades de Carnaval e o início de um dos períodos mais importantes do calendário cristão: a Quaresma. Apesar da tradição e da mudança no ritmo das cidades, a data não é feriado nacional.
No serviço público e em diversos setores da economia, o dia é considerado ponto facultativo até as 14h. Após esse horário, o expediente e o funcionamento bancário costumam ser retomados normalmente.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Também chamada de "Dia das Cinzas", a data é um convite à reflexão e ao arrependimento. Para os fiéis, o uso das cinzas simboliza a fragilidade humana e a transitoriedade da vida.
O período da Quaresma se estende a partir de hoje até a quinta-feira da Semana Santa, que antecede o domingo de Páscoa.
O termo "Quaresma" tem origem na palavra quarenta. A duração faz uma referência direta aos 40 dias em que, segundo a tradição bíblica, Jesus esteve sozinho no deserto, em jejum e oração, antes de iniciar seu ministério público.
Para a Igreja Católica e outras denominações cristãs, este intervalo de tempo é dedicado à prática da caridade, do jejum e da oração intensificada, preparando o espírito para a celebração da ressurreição de Cristo.
Mín. 23° Máx. 32°