
Itajaí reativou o Comitê Municipal de Combate à Dengue como medida preventiva diante do aumento na procura por atendimentos com suspeita da doença nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Apesar de o município não ter registrado casos confirmados de dengue no primeiro mês de 2026, a iniciativa busca fortalecer as ações de monitoramento, prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (21), durante reunião com representantes das Secretarias de Saúde, Obras, Defesa Civil, Inis, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e da Câmara de Vereadores. No encontro, foram definidas estratégias integradas para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Entre as medidas previstas estão mutirões de limpeza a cada 15 dias em regiões com maior concentração de focos e notificações, além da intensificação da fiscalização de terrenos baldios e imóveis com acúmulo de materiais que possam reter água parada, ambiente ideal para a proliferação do mosquito.
Como ação estratégica de médio prazo, o Comitê também definiu a implantação do Método Wolbachia, com início previsto para o segundo semestre do ano. A técnica consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão de vírus como dengue, zika e chikungunya. Com a reprodução, essa característica é transmitida às gerações seguintes, reduzindo significativamente a incidência dessas arboviroses.
Mín. 18° Máx. 29°