
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou, nesta segunda-feira (19), a torcedora do Avaí pelos crimes de racismo e xenofobia, praticados durante uma partida entre Avaí e Remo, válida pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. O jogo foi disputado no dia 15 de novembro, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, na Capital do estado.
De acordo com a denúncia, a mulher ofendeu, em cunho racial e regional, os torcedores do time visitante, de Belém (PA). As agressões verbais foram registradas em imagens anexadas ao inquérito policial.
Segundo a 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, a torcedora se dirigiu à torcida visitante com expressões discriminatórias relacionadas à cor da pele, além de gestos considerados ofensivos. Para o MPSC, as condutas se enquadram como racismo, previsto no artigo 20, § 2º-A, da Lei nº 7.716/1989.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A denúncia também aponta a prática de xenofobia, com frases preconceituosas contra a origem regional dos torcedores paraenses, associando-os à pobreza e a estereótipos depreciativos. Conforme o MP, as declarações foram feitas para inferiorizar os torcedores por serem da região Norte do país.
O promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior destacou que as atitudes extrapolaram os limites da rivalidade esportiva e configuram discurso de ódio. Na ação, o Ministério Público requer, além da condenação criminal, o pagamento de indenização mínima de R$ 30 mil por dano moral coletivo.
A denúncia foi protocolada no fim da tarde desta segunda e, agora, aguarda análise e recebimento pelo Poder Judiciário.
Mín. 18° Máx. 29°