
O Campeonato Catarinense 2026 começa nesta terça-feira (6) e marca uma nova fase do Estadual, com formato inédito de disputa, uso do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos e um regulamento mais rigoroso na luta contra o rebaixamento.
Organizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), a competição reúne 12 clubes e será disputada em grupos, com confrontos cruzados já na primeira fase. As equipes foram divididas em duas chaves de seis times. No Grupo A estão Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque. Já o Grupo B conta com Chapecoense, Carlos Renaux, Barra FC, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina.
Na fase inicial, os clubes do Grupo A enfrentam os do Grupo B. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, que terão confrontos internos dentro das chaves, em partidas de ida e volta. As semifinais e a final, também serão disputadas em ida e volta, totalizando 12 datas previstas para o campeonato.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Outra novidade importante para a temporada é a utilização do VAR em todas as partidas do Estadual. A ferramenta é própria da FCF e já havia sido utilizada nas finais da Copa Santa Catarina.
O regulamento de 2026 também chama atenção pelo aumento no número de rebaixados. Três equipes cairão para a Série B do Estadual, medida adotada para reduzir a elite do futebol catarinense para 10 clubes a partir de 2027.
O campeonato começa com Chapecoense x Brusque, às 19h desta terça-feira. No mesmo dia, às 20h, Santa Catarina e Camboriú se enfrentam. Já, na quarta-feira (7), entram em campo Marcílio Dias x Criciúma, às 19h, Joinville x Figueirense, às 20h, e Avaí x Barra FC, às 21h30. A rodada será encerrada na quinta-feira (8), com Carlos Renaux x Concórdia, às 19h.
O Avaí chega à competição como o maior campeão estadual. Atual campeão do campeonato estadual, o clube de Florianópolis chegou ao 19º título catarinense em 2025, e ultrapassou o Figueirense, que soma 18 conquistas.
Mín. 21° Máx. 34°