Moradores de Blumenau enfrentam transtornos com a falta de água no último dia de 2025. Em diferentes bairros da cidade, famílias contam que estão há dias sem abastecimento nas torneiras, situação que, segundo os moradores, se repete e se agrava durante o verão.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
No bairro Garcia, um dos pontos afetados, o morador Leonardo Cardoso afirma que está sem água desde a noite de domingo (28). Segundo ele, a situação tem dificultado até mesmo as necessidades básicas da família.
“Estamos desde domingo à noite sem água da rede. Para fazer as necessidades básicas é um sufoco, e o Samae só nos manda esperar. Estão fazendo pouco caso da gente. Pedi para mandarem um caminhão-pipa para a região e disseram que não pode”, disse.
O endereço informado pelo morador é a rua Antônio Sofiati, no bairro Garcia.
O que diz o Samae
Procurado, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informou, por meio de nota, que as fortes chuvas registradas desde o último sábado (27) impactaram o sistema de abastecimento da cidade.
Segundo a autarquia, a oscilação na rede de energia elétrica afetou equipamentos do sistema, que precisaram ser religados automaticamente ou pelas equipes de manutenção, o que gerou intermitência no fornecimento de água em algumas regiões.
Além disso, o Samae explicou que, no domingo (28) e entre a madrugada de segunda (29) para terça-feira (30), a Estação de Tratamento de Água do Progresso (ETA 3) precisou paralisar as atividades por algumas horas devido ao alto nível de turbidez da água do Ribeirão Garcia.
A ETA 3 abastece 11 bairros de Blumenau, entre eles o Garcia, que tiveram o fornecimento impactado nos últimos dias. Conforme o Samae, a estação voltou a operar normalmente e o sistema está em processo de normalização.
Ainda de acordo com a autarquia, alguns pontos podem continuar enfrentando intermitência por conta do baixo nível de reservatórios próximos, como em ruas específicas do bairro. A expectativa é que o abastecimento seja regularizado ao longo desta quarta-feira (31).
O Samae informou também que caminhões-pipa estão atuando para reforçar o abastecimento nas regiões mais afetadas.
