
Durante a tarde desta segunda-feira (15), um forte temporal atingiu Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e derrubou a réplica da Estátua da Liberdade que fica em frente à loja Havan. Embora o susto, não houve feridos.
A empresa responsável informou que isolou imediatamente a área e seguirá os protocolos de segurança. A equipe de obras deve iniciar ainda nesta segunda-feira a retirada dos restos da escultura. A estátua tinha 35 metros de altura, mas apenas a parte superior, de 24 metros, colapsou.
A Defesa Civil mantém alerta para ventos acima de 90 km/h e tempestades em toda a Região Metropolitana do estado gaúcho.
Além de Guaíba, outros municípios do estado registraram efeitos do temporal: granizo em Tio Hugo, destelhamentos em Cristal, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, e alagamentos em Lajeado.
Em nota, a Havan se manifestou, veja na íntegra:
A Havan informa que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira, 15, em decorrência de fortes rajadas de vento que causaram danos e prejuízos em toda região.
Na ocasião, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido alerta vermelho, com registro de ventos superiores a 90 km/h.
Não houve feridos e danos a terceiros. A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.
A Estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura. A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020.
A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas."
Mín. 17° Máx. 30°