
O Censo Pet de Blumenau já registrou, em cinco meses, cerca de 5 mil animais domésticos pertencentes a mais de 3 mil famílias. A iniciativa, que começou em julho, é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Promoção da Saúde.
O programa tem como objetivo mapear a presença de animais na cidade e identificar regiões que necessitam de ações específicas de bem-estar animal. Durante as visitas da Estratégia de Saúde da Família, os agentes comunitários de saúde atualizam os cadastros, inserindo informações sobre vacinação, castração e outras condições importantes dos pets no Sistema Pronto.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Enquanto o censo avança, o programa de castração continua ativo. Entre fevereiro e novembro, mais de 1,5 mil animais passaram pelo Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), que atende pets de famílias de baixa renda, cães comunitários e animais resgatados.
Para ser beneficiado, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CADÚnico) e ter renda mensal de até R$ 5 mil. Cada família pode castrar até três animais, com agendamento simples via WhatsApp (47) 99701-2262 ou pelo telefone 156, opção 1.
Mín. 18° Máx. 31°