
O Ambulatório de Transplantes Dr. Joarês Luiz Nogara, do Hospital Santa Isabel (HSI), completou mais de 3,5 mil consultas médicas e mais de 200 procedimentos ambulatoriais no primeiro ano de funcionamento, entre 2024 e outubro de 2025.
O espaço é dedicado ao acompanhamento de pacientes transplantados e daqueles que aguardam um órgão.
Atualmente, o ambulatório recebe cerca de 300 pacientes por mês, atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistente social.
O grupo de profissionais acompanha todas as etapas do processo de transplante de órgãos, desde as primeiras avaliações ao pós-operatório.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Em março de 2025, o ambulatório passou a realizar também pequenos procedimentos, aplicação de medicações e avaliações especializadas para pacientes particulares e de convênios.
Instalado em uma área de 300 m² ao lado do estacionamento do Hospital, o espaço conta com sala de coleta, banheiros adaptados e áreas exclusivas para a equipe técnica, além dos consultórios. Segundo o HSI, o Ambulatório de Transplantes concentra, em um único local, todo o suporte necessário aos transplantados, reduzindo deslocamentos e garantindo maior conforto aos pacientes.
Desde o primeiro transplante renal, realizado na década de 1980, o Hospital Santa Isabel já ultrapassou a marca de 5 mil operações de transplantes.
Mín. 18° Máx. 30°