
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) realizou uma campanha que inseriu 50 Dispositivos Intrauterinos (DIU), em Blumenau. O atendimento fez parte da oferta de métodos contraceptivos de longa duração pelo serviço municipal de saúde.
A iniciativa ampliou o acesso a métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, oferecendo mais autonomia às pacientes no cuidado com a saúde reprodutiva.
Apesar dos 50 atendimentos realizados, o Caism registrou 24 faltas entre os agendamentos previstos. A ação foi realizada no último sábado (15), e organizada por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo, que atua com alta efetividade, acima de 99%, índice superior ao da pílula anticoncepcional e equivalente ao da laqueadura.
Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de um pequeno dispositivo em formato de “T”, inserido no útero, que impede a gravidez de forma contínua e prolongada. O DIU pode ser colocado em qualquer fase da vida reprodutiva, inclusive em mulheres que não tiveram filhos, desde que descartada a possibilidade de gravidez.
Mín. 16° Máx. 27°