
Um levantamento recente feito em uma área de mata no bairro Garcia, em Blumenau, revelou a presença de diversas espécies silvestres que habitam ou transitam por regiões próximas ao ambiente urbano. A ação faz parte da nova fase do projeto Fauna Atropelada, desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, com foco no monitoramento de animais de médio e grande porte.
As imagens registradas nas duas primeiras semanas de observação já identificaram a circulação de capivaras, cachorros-do-mato, cutias, mão-pelada, lagartos teiús, além de aves como a saracura-do-mato e o pariri. Os dados, ainda que preliminares, indicam que mesmo os fragmentos de vegetação inseridos na malha urbana seguem funcionando como refúgio e rota de deslocamento para a fauna nativa.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O próximo ponto de observação será no bairro Ponta Aguda, seguindo o cronograma rotativo do projeto, que prevê a alternância entre diferentes áreas do município ao longo do ano. A proposta é mapear a presença da fauna em regiões diversas, identificando padrões e pontos críticos para a segurança dos animais e da população.
O projeto Fauna Atropelada é uma iniciativa do município em parceria com o Programa Saasblu e o Laboratório de Zoologia da FURB. Além de documentar as espécies, a ação busca reduzir o número de atropelamentos de animais silvestres, promover a conscientização ambiental e consolidar Blumenau como referência em gestão urbana sustentável.
Motorista morre preso às ferragens após grave acidente entre carro e caminhão em Ilhota
Educação de Timbó começa período de rematrículas nas escolas municipais
Mín. 15° Máx. 23°