
A Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), no Vale do Itajaí, ampliou as ações de fiscalização voltadas aos condutores de patinetes e bicicletas elétricas. A medida marca o início de uma nova fase da aplicação da Lei Municipal nº 4.773, que regulamenta o uso dos dispositivos autopropelidos na cidade.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Na tarde desta segunda-feira (20), um veículo foi removido ao pátio após o condutor ser flagrado sem capacete, item obrigatório. Segundo a GTB, o período educativo chegou ao fim, e a partir de agora, quem descumprir as normas será multado e poderá ter o veículo removido, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A legislação local, alinhada à Resolução nº 996/2023 do Contran, define regras como idade mínima de 16 anos, uso de capacete, velocidade compatível com a via, respeito às faixas de pedestres e proibição de circulação em calçadas. Também exige que o condutor possua a Autorização para Condução de Autopropelidos (ACA), emitida pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) após curso teórico e prático.
A operação será permanente, com abordagens em diferentes pontos da cidade, especialmente nas áreas de maior fluxo. O objetivo, segundo a GTB, é garantir mais segurança e ordem no trânsito, diante do aumento no uso dos dispositivos elétricos.
Portal “Navega Mais Empregos” oferece 753 vagas de trabalho em Navegantes
Homem fica ferido em acidente de moto no bairro Itoupavazinha, em Blumenau
Perseguição na BR-470 termina com motorista morto e dois adolescentes apreendidos em Gaspar
Mín. 19° Máx. 31°