✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Atualmente, apenas dois examinadores estão responsáveis por atender toda a demanda da cidade. Segundo levantamento feito pelo AJ Notícias, pelo menos 11 autoescolas enfrentam dificuldades, com dezenas de alunos na fila de espera. Em uma delas, cerca de 90 candidatos aguardam a oportunidade de realizar o exame prático.
“Estou há dias esperando para fazer o meu teste prático, mas a autoescola informou que não tem previsão. Já comprei um carro e quero trabalhar como motorista de aplicativo”, contou Dioneia Ferreira de Melo, que tenta a primeira habilitação.
A situação é ainda mais grave para quem precisa fazer o exame de carreta, que está sem aplicador desde agosto.
“Já faz mais de meses, que eu terminei as aulas e até agora não foi marcado o teste. Estou sendo prejudicado, porque a empresa tá cobrando dependo dessa habilitação para trabalhar”, disse Ivan Machado de Brito, aluno de uma autoescola da cidade.
Outro candidato, Wendel Rodrigues da Silva, também vive a mesma espera:
“Estou há meses pra fazer essa prova e não tem examinador. Preciso da carteira pra poder trabalhar”, desabafou.
As provas de carro e moto também estão sendo aplicadas de forma lenta, devido à sobrecarga dos poucos profissionais disponíveis.
O que diz o Detran/SC
Em nota, o Detran/SC informou que está passando por um processo de transição entre os antigos e novos examinadores, com a implementação de uma nova metodologia prevista na Lei dos Examinadores. O órgão reconheceu que houve “problemas pontuais” na aplicação das provas em Blumenau.
Segundo o departamento, a Delegada Regional de Polícia, Juliana de Souza Tridapalli, deve realizar uma reunião na próxima semana para alinhar os procedimentos e normalizar os atendimentos.
O Detran também destacou que o credenciamento de novos examinadores está sendo ampliado agora, os profissionais não precisam ser servidores públicos, mas devem ter nível superior, formação como instrutor e curso de examinador, além de credenciamento junto ao órgão.