18°C 30°C
Blumenau, SC

CPI do Esgoto ouve representantes da Agir e do Samae nesta terça-feira na Câmara de Blumenau

Depoimentos integram a investigação sobre a atuação da Agir e do Samae na fiscalização e execução dos serviços de esgotamento sanitário em Blumenau.

13/10/2025 às 17h20 Atualizada em 16/10/2025 às 09h23
Por: Franciele Back
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Blumenau
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Blumenau

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto da Câmara de Vereadores de Blumenau realiza uma nova reunião nesta terça-feira (14), a partir das 10h, no Plenário da Casa Legislativa. Estão previstos dois depoimentos na condição de testemunhas, como parte da fase de coleta de informações da investigação.

O primeiro a ser ouvido será o assessor jurídico da Agência Intermunicipal de Regulação (Agir), Luciano Gabriel Henning. Em seguida, às 11h, a comissão ouvirá o presidente da Comissão de Acompanhamento do Contrato de Concessão do Samae, Leandro Henrique de Souza.

As reuniões são abertas ao público e têm transmissão ao vivo pela TV Legislativa de Blumenau (canal aberto 4.2 e canal 14 da Net), além do canal oficial da Câmara no YouTube.

✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp

CPI do Esgoto

A CPI do Esgoto foi criada a partir de um requerimento apresentado em 15 de maio pelos vereadores Diego Nasato e Bruno Win (NOVO), com apoio de 14 parlamentares. A iniciativa se baseia em denúncias sobre possíveis falhas na execução do contrato de concessão envolvendo a Prefeitura de Blumenau, o SAMAE, a BRK Ambiental e a AGIR.

Entre os pontos que estão sendo investigados estão o uso de caminhões limpa-fossa em substituição à rede de tubulações prevista no contrato, os efeitos da Revisão Tarifária Extraordinária, a legalidade do 5º Termo Aditivo e possíveis irregularidades como a ausência de consulta pública, cláusulas que transferem riscos ao consumidor e falta de estudos técnicos.

A comissão também apura possíveis violações aos princípios da legalidade, transparência, modicidade tarifária e interesse público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários