
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Blumenau, deu início a uma nova etapa do projeto Fauna Atropelada, voltada para o monitoramento de mamíferos de médio e grande porte que vivem em matas próximas a áreas urbanizadas. A iniciativa tem como objetivo identificar as regiões com maior presença de fauna silvestre e subsidiar ações de conservação e prevenção de atropelamentos.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Para coletar os dados, estão sendo instaladas armadilhas fotográficas câmeras automáticas acionadas por sensores de movimento que registram a presença dos animais de forma não invasiva. A primeira área monitorada será o bairro Garcia, mas a meta é ampliar o trabalho para todos os bairros que possuam fragmentos florestais próximos a centros urbanos.
Os dados obtidos pelas câmeras irão compor relatórios anuais, com o primeiro previsto para setembro de 2026, e serão disponibilizados à população.
O estudo é realizado em parceria com o Programa Saasblu e o Laboratório de Zoologia da Furb, unindo tecnologia, inovação e conhecimento científico para conciliar desenvolvimento urbano e conservação ambiental em Blumenau.
Ex-prefeito Napoleão Bernardes será ouvido pela CPI do Esgoto nesta sexta-feira
PRF apreende mais de uma tonelada de maconha em carro clonado na BR-101 em Itajaí
Homem morre em confronto com a PM em Blumenau; drogas e revólver foram apreendidos
Mín. 20° Máx. 28°