Faltando menos de duas semanas para o início da 40ª Oktoberfest Blumenau, a rede hoteleira da cidade já registra alta procura. De acordo com levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), a ocupação chegou a 80% da capacidade nos finais de semana do evento e a 50% nos demais dias. Atualmente, Blumenau dispõe de 5.377 leitos.
Segundo o Sihorbs, as reservas começaram ainda em 2024, demonstrando a antecipação dos visitantes para garantir hospedagem em um dos períodos de maior movimento turístico da região.
A secretária-executiva do Sihorbs, Juçara Metzker, explica que, embora a Oktoberfest movimente positivamente todo o setor, hotéis, bares e restaurantes enfrentam desafios para manter o padrão de qualidade diante da alta demanda.
“Os principais desafios que os hotéis, bares e restaurantes enfrentam durante a Oktoberfest são manter a qualidade e a satisfação do cliente. Por isso, eles investem muito em treinamento e em proporcionar uma experiência única aos turistas. Durante a Oktoberfest, alguns estabelecimentos estendem seu horário de atendimento e fazem decorações típicas, tudo para encantar os visitantes”, destaca.
Ana Paula Saito, gerente de hotel, conta que a gestão de pessoal se torna um dos maiores obstáculos no período.
“A necessidade de reforçar as equipes sem comprometer os serviços e o bem-estar dos colaboradores é bem delicada. Manter a qualidade dos insumos, especialmente os alimentos frescos, em um período de alta demanda e possível escassez, exige um relacionamento sólido com fornecedores e um controle rigoroso”, explica.
Em 2024, a festa mais alemã das Américas levou a ocupação média da rede hoteleira a 80,73% durante o período do evento, realizado entre 9 e 27 de outubro.
O impacto também foi sentido em cidades vizinhas, como Indaial, Pomerode, Timbó e Gaspar, que tiveram aumento no movimento. No ano passado, os finais de semana chegaram a registrar 78% de ocupação, caracterizando o período como alta temporada para o turismo regional.
Para esta edição, a expectativa é de ainda mais movimento. Segundo Juçara, a Oktoberfest deve consolidar Blumenau como destino turístico internacional.
“A expectativa para essa 40ª edição é a melhor possível, pois temos um grande volume de pessoas de todo o país e também do mundo visitando Blumenau e toda a nossa região”, projeta.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Segundo o Sihorbs, os hotéis já contam com equipes preparadas para atender a demanda que o evento exige, sem necessidade de contratações extras. O reforço nas equipes acontece principalmente em restaurantes dentro e no entorno do Parque Vila Germânica, que costumam ampliar o quadro para atender o público.
Ainda assim, Juçara Metzker reforça a importância do planejamento antecipado por parte dos turistas.
“Temos uma excelente estrutura para atender a demanda da festa, mas sempre indicamos que os visitantes se planejem com antecedência para garantir preços mais atrativos”, orienta.
Mín. 16° Máx. 23°