Gaspar, no Vale do Itajaí, sancionou a lei, que define regras para a circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes nas vias urbanas do município. A lei vai ajudar a aumentar a segurança no trânsito, prevenir acidentes e incentivar a mobilidade sustentável, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Resolução do Contran.
Entre as mudanças, ciclomotores de até 50 cilindradas ou 4 kW de potência só poderão circular em pistas de rolamento, conduzidos por maiores de 18 anos com habilitação na categoria A ou ACC. Eles também devem estar registrados no Renavam até dezembro de 2025. Já bicicletas elétricas e patinetes poderão trafegar em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas; na falta delas, no acostamento ou bordo direito da pista, desde que o limite da via não ultrapasse 40 km/h.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A norma proíbe ainda o tráfego e estacionamento desses veículos em calçadas, faixas de pedestres e áreas exclusivas para pedestres, salvo exceções para idosos e pessoas com deficiência, respeitando a velocidade máxima de 6 km/h.
A fiscalização ficará a cargo da Ditran e da Polícia Militar, com aplicação das penalidades previstas no CTB.
Espetáculo premiado “Benjamim – filho da felicidade” chega a Blumenau com entrada gratuita
Homem embriagado é preso após se envolver em acidente de trânsito no Alto Vale
Mín. 19° Máx. 25°